check com.br => 12 LG =12; LGCountry=12
Nos asseguramos sua energia com NO-BREAK KS®

Projeto: Indústria de Semicondutores 

Área : Bélgica
Fabricante de chips de sinal misto para produtos microeletrônicos

 

O processo de fabricação de chips de sinal (digital e analógico) para produtos microeletrônicos trata-se de um processo extremamente sofisticado, em que requer um ambiente de fabricação muito atencioso e cuidadoso.

 

Estes chips são utilizados em comutadores telefônicos (Switch), GSM chipsets, modem ADSL, tecnologia Bluetooth e na área de automatização de controles de acesso, sensores, air bags e em controles de iluminação de xenônio. Outras aplicações incluem hardware periférico em computadores, como motores de controle para impressoras, scanners e sistemas de gerenciamento de bateria.

 

Uma empresa fabricante destes chips, localizada na Bélgica, achou necessário realizar uma pesquisa detalhada em seu local de instalação antes de iniciar a construção de uma nova fábrica. Parte deste estudo envolveu a verificação da qualidade do fornecimento de energia e vibrações no local. Qualquer interrupção no fornecimento de energia elétrica ou perturbações na edificação poderia prejudicar seriamente o processo de produção. Além disso, qualquer impacto na produção resultaria em sérios prejuízos financeiros.

 

A análise do local incluiu o monitoramento da qualidade do fornecimento de energia por parte da empresa concessionária. Constatou-se que interrupções (quedas/picos de tensão e interferências transitórias) ocorrem aproximadamente oito vezes por ano, durando menos de um segundo. Além disso, quedas totais de energia ocorriam aproximadamente uma vez por ano. As consequências desses incidentes acarretam em prejuízos financeiros considerando a quantidade de produtos descartados, custos de limpeza das máquinas e restabelecimento das linhas de produção, além do tempo perdido do horário de trabalho de funcionários.

 

Constatou-se uma alta rentabilidade ao investir em um sistema ininterrupto de energia no novo site. O DRUPS garantiria a continuidade da produção sem qualquer tipo de interrupção caso a rede elétrica falhe ou apresente problemas.

Solução

A EURO-DIESEL foi contatada pelos engenheiros do cliente para auxiliar na solução dos problemas de energia no local e para ajudar a cumprir com rigorosas exigências ambientais, em especial com relação a níveis de vibração.

Os engenheiros optaram por dividir a carga do local em elementos críticos e não críticos, para permitir o uso otimizado do backup de diesel.

A Euro-Diesel sugeriu um sistema DRUPS composto por dois NO-BREAK KS®SB EURO-DIESEL, alojados em contêineres localizados do lado de fora da fábrica. O nível de ruídos foi mantido dentro de uma margem de tolerância, em cumprimento com as rigorosas normas locais e, os contêineres foram colocados sobre lajes de concreto armado, isoladas do solo ao seu redor por camadas de poliestireno.

O sistema de NO-BREAK KS®SB é uma solução original que permite que cargas críticas e não críticas sejam suportadas pela solução em caso de falhas na rede elétrica.

Em situações normais de funcionamento, a rede elétrica alimenta as cargas críticas através da bobina de reatância (choke) em conjunto com um gerador síncrono, que filtram a rede elétrica fornecendo tensão estabilizada. Enquanto isso, as cargas não críticas são alimentadas diretamente a partir da rede elétrica, de maneira normal.

Em caso de falha na rede elétrica, o motor de backup a diesel é acionado em menos de 3 segundos. Durante este período, a carga crítica é sustentada pela energia cinética armazenada no acumulador da EURO-DIESEL, de design único, sem sofrer nenhuma interrupção. As cargas não críticas apresentarão uma pequena interrupção, de aproximadamente 12 segundos. Em seguida, estas cargas serão reconectadas ao NO-BREAK KS®SB.